Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Evolução Gráfica da id Tech, Engine de Rage

Antes de falar da id Tech Engine, é necessário mostrar um pouco da empresa que o criou, a id Software.

id Software Logo


A id Tech foi fundada em 1991, em Mesquite, Texas, subúrbio de Dallas. Seus fundadores são  John Carmack, amplamente reconhecido pelo seu nível em programação gráfica, John Romero, Tom Hall e Adrian Carmack. John Carmack é o último remanescente dos projetistas originais do início da empresa.

A id Software foi a criadora do gênero FPS (First Person Shooter) ou Tiro em Primeira Pessoa em português, o primeiro jogo desse gênero foi Wolfenstein 3d. Na época foi o primeiro jogo a ter mais sangue, após esse a id também fez sucesso com Doom e Quake.

Atualmente a id Software está com o foco em Rage, um FPS que já está com um bom tempo em desenvolvimento, com lançamento previsto para Setembro de 2011.

Agora falando da id Tech, engine da id Software, ela está atualmente na 5º versão e sendo utilizada no desenvolvimento de Rage. Muitas vezes a engine é referenciada como Doom Engine ou Quake Engine, pelo sucesso desses jogos.

id Tech 5 Logo


Os principais jogos da 1º versão são: Doom I e Doom II.

2º Versão: Quake II

3º Versão: Nesta versão foram muitos jogos produzidos, entre eles estão Quake 3 Arena, Return to Castle Wolfenstein, Call of Duty.

4 Versão: Doom 3, Quake 4, Prey, Wolfenstein (2009) e ainda em desenvolvimento com essa versão Prey 2, com lançamento previsto para 2012.

5º Versão: Esta versão está sendo utilizada atualmente por 2 jogos, Rage e Doom 4. Este último sem data de lançamento prevista.

No vídeo abaixo é possível ver a evolução impressionante nos gráficos proporcionados pela id Tech. O vídeo é longo, mas vale a pena ser conferido até o final e em HD.




Um comentário:

  1. Amigo, teu comentário está errado. A primeira versão da idTech foi com o Quake 1. Doom, Wolf, Heretic e Hexen foram todos feitos da mesma forma usando engines bi-dimensionais. O primeiro motor gráfico a usar polígonos na id ainda era baseado em MSDOS.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...