Lembra dos Jetsons? E de De Volta Para o Futuro? O que tanto o desenho dos anos 1960 e o filme dos anos 1980 tem em comum é a visão de um futuro com carros voadores. E este tipo de máquina está cada vez mais próxima com o desenvolvimento e domínio da levitação quântica.
Levitação Quântica
Pesquisadores da Universidade de Tel-Aviv, em Israel, demonstraram no evento científico ASTC 2011 seu projeto de levitação quântica e os resultados impressionaram a todos. É um fenômeno conquistado ao custo de uma generosa porção de nitrogênio líquido, ouro e safira.
E funciona assim: finas camadas de safira são revestidas com películas também bastente finas de ouro. O material é envolvido em um plástico resistente e depois congelado a temperaturas assustadoramente baixas. E quanto mais baixa a temperatura de um condutor de energia como o ouro, mais eficiente ele irá conduzir esta energia.
Esse é o princípio do supercondutor: o campo magnético flui pelo ouro congelado livremente, e sem obstáculos, criam-se fluxos de tubos quânticos, que aderem ao objeto seguindo o a estrutura de condutores de ouro. Como o ouro resfriado não oferece alta resistência para o magnetismo, a atração entre os dois acaba sendo muito forte, a ponto de nada perturbar o movimento do esfumaçante emaranhado de safira, plástico, ouro e nitrogênio.
Os pesquisadores enfocam seus esforços sobretudo para levar esta tecnologia aos transportes. Em resumo, pense que em um trilho que ofereça a energia, para isso basta construir um trem que não use rodas, mas supercondutores que irão flutuar sem atrito algum, favorecendo em muito a conservação do veículo e, claro, à sua velocidade.
Assista o vídeo:
Via: Dvice
Nenhum comentário:
Postar um comentário