Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Bridgestone apresenta pneu que não precisa de ar na Tokyo Motor Show

A Bridgestone criou um pneu que não fura porque simplesmente dispensa o uso de ar. O protótipo foi apresentado na Tokyo Motor Show, famoso salão de automóveis realizado no Japão. Embora o conceito de pneus “sólidos” de borracha não seja propriamente novo, a ideia da fabricante é amadurecer a proposta para trazê-la para o mercado de carros. Atualmente, pneus deste tipo são usados em máquinas pesadas e em alguns tipos de veículos militares.
Conceito de pneu da Bridgestone (Foto: Divulgação) 
Conceito de pneu da Bridgestone
 
O novo pneu da Bridgestone é construído com uma rede de raios que partem do aro do pneu até a camada de borracha que terá contato com o solo. Estes raios são feitos com uma resina especial produzida com plástico reciclado, que suporta bem a tensão oferecida pelo peso depositado no pneu.
O conceito é semelhante ao metal utilizado nos pneus convencionais, que formam um tipo de “esqueleto” sobre o qual a borracha é moldada. A rede de raios é que divide o peso, evitando que haja estresse e deformação excessiva. Os modelos apresentados têm apenas 22 cm de diâmetro, mas foram testados com sucesso em pequenos veículos elétricos para idosos.
Como eles independem de ar com pressão em seu interior, eventuais furos na banda de rodagem são irrelevantes. A Bridgestone ainda informa que os pneus são totalmente recicláveis. Por isso, se um dia chegarem aos automóveis, você poderá usar o mesmo jogo por toda a vida, apenas trocando a banda de rodagem conforme ela sofrer desgaste em virtude do atrito com o solo.

Fonte: Cnet

Um comentário:

  1. vai ser muito dificil chegar aos automoveis, a com certeza o lobby de varias empresas para que isso não venha a acontecer, uma pena seria de grande valia para nós usúarios.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...