Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

CEO da Intel mostra smartphone e diz que a empresa criará o futuro da computação

Keynote da Intel na CES 2012, Paul Otellini - CEO da Intel  (Foto: Divulgação: Nick Ellis / TechTudo) 

"Intel, o patrocinador do amanhã" - slogan no Keynote da Intel CES 2012 (Foto: Reprodução/The Verge)
"Intel, o patrocinador do amanhã" - slogan no Keynote da Intel CES 2012 


O esperado keynote do CEO da Intel, Paul Otellini, superou e muito o da Microsoft, realizado no primeiro dia da CES 2012. A companhia fez vários anúncios importantes, a começar pelo primeiro smartphone com arquitetura Intel, o Lenovo K800, que será lançado no segundo semestre. Também foram destaque a parceria com a Motorola Mobility para lançamento de smartphones e tablets equipados com o processador Atom e, claro, os ultrabooks, a grande aposta da Intel para 2012. A apresentação terminou com a participação de Will.i.am, que é diretor de inovação criativa da Intel.
O smartphone com arquitetura Intel conta com uma tela de 4,5 polegadas de resolução 720p e uma câmera com flash LED duplo. Segundo a empresa, os usuários não precisarão preocupar-se com a bateria: o aparelho será capaz de tocar vídeos em Full HD (1080p) via HDMI por mais de 6 horas, ou ainda proporcionar 8 horas de conversação em 3G. Já em standby, a bateria dura impressionantes 14 dias!
Otellini começou a apresentação falando sobre a história da CES, que trouxe, ano a ano, produtos responsáveis pela revolução digital. Segundo o CEO da Intel, “o que nós vimos não é nada se comparado ao que está no horizonte, que é uma redefinição do que pode ser feito com o poder da computação".
A mudança dos dias de hoje, nas palavras de Otellini, é que “nós estamos passando da época do computador pessoal para a era da computação pessoal, na qual os aparelhos em si são menos relevantes, e o importante é nos perguntarmos se estamos criando uma experiência melhor para os usuários”.
Para a Intel, a computação precisa atender aos seguintes critérios: engajamento, consistência, atenção e segurança. De acordo com Paul Otellini, nós interagimos e nos engajamos com os nossos aparelhos, sejam eles computadores, tablets ou smartphones. Queremos assistir e fazer transmissões em streaming de vídeos HD. Esta experiência precisa ser consistente, e independente de que aparelho seja usado.
O CEO garantiu que a Intel tem em perspectiva que os aparelhos precisam se adaptar aos usuários, e não o contrário. Eles precisam saber quem somos, onde estamos e do que gostamos. E, claro, para que tudo isso funcione bem, os padrões de segurança devem ser mais altos.
Todo este processo de inovação é baseado na fundação da Lei de Moore, criada por um dos fundadores da Intel, Gordon E. Moore, há mais de 40 anos. Segundo sua previsão, o número de transistores que podem ser colocados em um chip dobraria a cada dois anos.
O transitor continua a ser o centro de tudo. E a arquitetura de 14 nm, que já está sendo testada pela Intel, conta com uma tecnologia tão densa que podem ser colocados 2 bilhões de transistores na cabeça de um prego. Em uma frase de efeito, Paul Otellini disse que “a Lei de Moore não é sobre a Ciência, ela é sobre a necessidade humana de inovar.”
Para Otellini, o telefone é um bom exemplo de como as fronteiras da tecnologia evoluíram. Se durante décadas ele só foi usado para fazer ligações, hoje apenas 10% do tempo é gasto com chamadas. O restante é voltado para computação, em tarefas como acessar a Internet, ler e-mails e até mesmo jogar Angry Birds.
“O melhor da computação da Intel agora está vindo para os smartphones”, anunciou o CEO antes de chamar o vice-presidente da Lenovo, Liu Jin, ao palco para apresentar primeiro smartphone com arquitetura Intel, o K800. O modelo será lançado na China no segundo semestre deste ano. No vídeo abaixo, você pode conferir o hands-on do K800 feito pelo site Engadget.

A Intel personalizou totalmente o Android para a plataforma, e testou muitos aplicativos neste processo. A empresa resolveu usar sua tecnologia para permitir que o seu smartphone Android rode qualquer app criado para outras arquiteturas com o propósito de facilitar a vida do usuario final.
Minutos depois, Otellini chamou o representante da área mobile da Intel, Mike Bell, para fazer uma demonstração de um protótipo de referência para um smartphone com uma câmera ultrarrápida de 16 megapixels e chip NFC para pagamentos. Ao ser comparado com outros smartphones, o protótipo é muito mais veloz para navegar na Internet, e com um consumo de energia bem menor.
O CEO da Motorola Mobility, Sanjay Jha, subiu ao palco para anunciar uma parceira estratégica entre Motorola e Intel para a criação de tablets e smartphones. Segundo o anúncio, a Motorola lançará smartphones Android com processadores Atom já no segundo semestre deste ano.

CEO da Motorola Mobility Sanjay sobe ao placo do keynote da Intel na CES 2012 (Foto: Divulgação: Nick Ellis / TechTudo) 
CEO da Motorola Mobility Sanjay sobe ao placo do keynote da Intel na CES 2012
Foi então a vez de Chris Aubrey, da Adidas, demonstrar um novo sistema de vendas para lojas desenvolvido com tecnologia da Intel, misturando o real e o virtual. A loja conta com telas sensíveis ao toque que tocam vídeos e integração com redes sociais, onde você pode conferir o que outras pessoas estão falando sobre o tênis antes de comprá-lo.
Otellini então mostrou um tablet com processador Atom de 32 nm rodando o Windows 8 com sua interface Metro. Depois, o CEO partiu para a atual menina dos olhos da Intel, os ultrabooks, que, segundo ele, “estão revolucionando a computação” (vídeo com alguns modelos da Intel).
Após mostrar um vídeo bem engraçado com a reação das pessoas nas ruas de Las Vegas ao serem apresentadas aos ultrabooks, Otellini chamou ao palco Jeff Clarke, da Dell, para anunciar o XPS 13, um notebook com tela de 13,3 polegadas em um case semelhante ao de um notebook de 11 polegadas. O XPS 13 tem tela com Gorilla Glass, e uma bateria que dura até 8 horas. Ele será vendido a partir de fevereiro.

Keynote da Intel na CES 2012 (Foto: Divulgação: Nick Ellis / TechTudo) 
Keynote da Intel na CES 2012 
Os ultrabooks com processadores Ivy Bridge usando a arquitetura de 32 nm permitem que você tenha uma experiência completa. Eles são perfeitos para jogos pesados como Call of Duty: Modern Warfare 3, possibilitando o controle das ações com o mouse e teclado tradicionais, com o smartphone e com toques na tela.
A demonstração da tecnologia Thunderbolt arrancou aplausos da plateia durante a transferência de um arquivo de filme, que foi feita em apenas 20 segundos. Também houve espaço no keynote para a loja de aplicativos Intel AppUp. Nela, será possível fazer o download do MGo, para comprar filmes, músicas e programas de TV, que podem ser assistidos no notebook ou transmitidos em streaming para a sua HDTV, desde que esta seja equipada com um sensor da Intel.
Depois, pudemos conferir como é fácil usar a tecnologia NFC para fazer compras, graças a uma parceria da Intel com a Mastercard. Basta encostar o smartphone Intel na tela do ultrabook (ou tablet) para transferir os detalhes de pagamento, um processo que parece ter saído de um filme de ficção científica.
Por fim, Otellini chamou ao palco Will.i.am, do Black Eyed Peas, que é diretor de Inovação Criativa da Intel, para apresentar o Projeto Ultrabook. O projeto consiste em Will.i.am viajar para 12 cidades ao redor do mundo com seu ultrabook para compor 12 músicas diferentes com artistas locais. Para ele, a tecnologia está mudando o mundo da música, e o “ultrabook é o novo boombox”!

Will.i.am no Keynote da Intel na CES 2012 (Foto: Reprodução/The Verge) 
Will.i.am no Keynote da Intel na CES 2012
“Estamos muito animados em criar o futuro da computação”, disse Otellini no encerramento do keynote. E ele não está exagerando nem um pouco. A Intel mostrou as suas armas, e as suas concorrentes que se cuidem.

Fonte: TechTudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...