Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Teste de processadores mostra smartphones derretendo manteiga

Há bastante expectativa em torno da nova geração de processadores da Qualcomm, os Snapdragon S4. Ciente disso, a empresa criou uma campanha publicitária que tira uma onda com os concorrentes, mostrando que alguns chips esquentam tanto que são capazes até de derreter manteiga.

Qualcomm mostra que seus Snapdragon S4 esquentam muito menos que a concorrência (Foto: Reprodução) 
Qualcomm mostra que seus Snapdragon S4 esquentam muito menos que a concorrência
 
Processadores recebem energia elétrica, e parte dessa energia é convertida em calor. Quanto mais calor um chip produz, menos eficiente ele é, já que isso significa que boa parte da eletricidade recebida não virou dados na tela ou som no alto-falante, mas sim energia térmica. Além de aquecer - o que gera um desconforto no uso dos aparelhos -, o processador menos eficiente gasta mais energia para realizar as atividades do dispositivo.
A Qualcomm resolveu colocar seu chip dentro de um smartphone e testá-lo com outros dois concorrentes anônimos, que simplesmente ganharam os nomes de Competidor A e B. Sobre os celulares, curiosamente, foram colocados blocos de manteiga, mostrando que certos processadores esquentam tanto que são capazes de derreter o alimento. A manteiga derrete a 35° e, segundo a Qualcomm, o Competidor B, que aqueceu mais, registrou um pico de 55°.

Calor excessivo, além de desconforto no manuseio, aumenta o consumo de energia (Foto: Reprodução) 
Calor excessivo, além de desconforto no manuseio, aumenta o consumo de energia
 
No teste, os celulares foram levados a picos de performance que acabam gerando maior dissipação térmica. Uma câmera capaz de enxergar infravermelho captou a assinatura térmica dos aparelhos e mostrou quem esquentou mais. A informação aparece na tela, com o calor "manchando" a imagem do celular de vermelho e amarelo. O smartphone que estava com o chip Snapdragon teve pouco calor dissipado, sem chegar a ficar manchado.
No vídeo abaixo você pode ver os celulares derretendo manteiga:

                                                                                                                            Fonte:Tom’s Hardware

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...