Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

moto elétrica compacta com apenas uma roda

Pedalar um monociclo sem cair requer muita habilidade. Mas e se ele tivesse motor, dispensando os pedais, será que qualquer pessoa seria capaz de andar em um? A Ryno Motors aposta justamente nesta ideia. Ainda procurando parceiros para a produção e distribuição em larga escala, a empresa norte-americana lançou o projeto de uma moto elétrica compacta de uma roda só.

Ao olhar para a Ryno, é certo que a primeira impressão seja a de uma moto cortada ao meio - parece que algo está faltando. Depois de alguns segundos de observação, chega-se à conclusão de que ela não é tão estranha a ponto de não merecer a atenção de quem gosta de termos como sustentabilidade e custo-benefício, mas principalmente dos que precisam de um meio prático e não poluente de locomoção.

Segundo seu inventor, Chris Hoffman, a ideia não é dele, mas de sua filha de, Lauren (13), que viu algo parecido enquanto jogava videogame e disse “pai, olhe! Você pode construir um?”. Os primeiros desenhos datam de 2006 e vêm se desenvolvendo desde então. O vídeo demonstra o uso e explica como a invenção funciona.

Obviamente, uma motocicleta de uma roda só não tem como permanecer em pé, certo? Errado! O criador garante que é impossível cair, pois há um sistema automático de equilíbrio, guiado por um chip que “sabe” onde está o centro da Terra e compensa automaticamente qualquer variação no eixo do veículo – seja para os lados, para frente ou para trás -, fazendo com que o piloto permaneça sempre perpendicular ao solo.

Três modelos, para três tipos diferentes de aplicação, foram planejados. O primeiro é destinado ao dia-a-dia; outro foi desenhado especificamente para empresas, e o terceiro é o esportivo. A velocidade máxima é de aproximadamente 40km/h, o que é bastante para um veículo projetado para rodar curtas distâncias.

Assim como o “veículo de transporte pessoal” (foto), que já figura nas ruas e calçadas de diversas cidades do mundo, o protótipo da Ryno tem todas as características de um automóvel capaz de conquistar o gosto de quem precisa 
se deslocar em cidades cada vez mais abarrotadas de carros.

Talvez, em um futuro próximo, você possa receber sua pizza de um entregador pilotando uma, ou mesmo ir para a faculdade sentado nela. Para tanto, só falta que empresários endinheirados enxerguem um mercado para a Ryno e a considerem uma boa arma na luta contra frotas cada vez maiores de carros, além de outros monstrengos que circulam pelas ruas das metrópoles.

Veja o Vídeo:
                                                                                                      Via:TechTudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...