Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Espanhóis desenvolvem computador que pode ler suas emoções



Pesquisadores da Universidade Carlos III de Madri trabalham em um computador capaz de compreender as emoções. Segundo os cientistas, o computador é desenvolvido para interagir de diferentes formas com os usuários, dependendo do estímulo recebido.
Os pesquisadores mapearam os padrões vocais vinculados a cada emoção. Ao todo, 60 padrões acústicos, do tipo de voz à velocidade da fala, considerando as pausas entre palavras e frases, foram estudados e embutidos na programação do sistema. É a capacidade de diferenciar cada padrão de fala que faz com que o computador seja capaz de identificar a emoção do usuário.
Além disso, a máquina é capaz de compreender mudanças bruscas de emoções e armazenar a experiência do usuário com o sistema. Em resumo, se, por exemplo, o usuário ficar decepcionado com o computador, frustrado com a maneira como ele fala, o sistema é capaz de identificar o problema e alterar seu comportamento. O computador também pode calcular as tendências de uma interação e adaptar sua forma de reagir aos estímulos do usuário a partir desta previsão.
O sistema já teve seu primeiro contato com usuários, e os pesquisadores reportam que as pessoas tendem a preferir uma máquina que reaja objetivamente. Ao que parece, os usuários não sentem motivação de interagir emocionalmente com uma máquina, mesmo que ela seja capaz disso.

Fonte:Engadget

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...