Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Empresa inglesa diz conseguir sintetizar gasolina a partir do ar


Uma empresa britânica garante que consegue sintetizar gasolina a partir do ar. A Air Fuel Synthesis afirma que desenvolveu uma tecnologia que, através de várias etapas, transforma o ar da atmosfera em gasolina comum. Peter Harrison, chefe executivo da empresa, afirmou que “pegamos o dióxido de carbono do ar e o hidrogênio da água e transformamos esses elementos em gasolina”, em entrevista ao jornal inglês The Telegraph.
Esquema explica os passos do processo que, supostamente, converte ar em gasolina (Foto: Reprodução)







O processo, claro, é um pouco mais complexo do que isso. A gasolina é um composto de várias substâncias, o que quer dizer que não há uma fórmula química da gasolina. Para chegar no combustível, uma complexa série de reações químicas e processos de eletrólise precisa ser realizada. Basicamente, o processo mistura ar com hidróxido de sódio, de onde se extrai carbonato de sódio. Dessa última substância é extraído o gás carbônico puro, que depois reage com hidrogênio para a formação de gasolina.

Embora pareça tudo muito bom para ser verdade, há autoridades e cientistas ingleses que endossam as afirmações da Air Fuel Synthesis. Entre eles, Tim Fox, membro do Intitution of Mechanical Engineers of London (Instituto de Engenheiros Mecânicos de Londres, em tradução livre). Tim afirma “a única inovação é que eles fizeram o processo acontecer. É uma pequena planta capturando ar e extraindo CO2 dele, tudo baseado em princípios bem conhecidos”.
Não bastasse a ideia de sintetizar gasolina a partir do ar ser fantástica, há ainda a vantagem de se extrair gás carbônico para gerar gasolina.
De acordo com a empresa, em três meses de funcionamento, foi possível fabricar cinco litros de gasolina. O número é muito baixo, o que indica que o processo não está amadurecido o suficiente, ou pior, que já encontrou seu limite. Em todo caso, vale lembrar que o processo consome energia elétrica em grandes quantidades e, pelo menos até o momento, a Air Fuel Synthesis não detalhou os custos.
Embora ainda exista muito ceticismo sobre a possibilidade de se criar gasolina a partir do ar, vale lembrar que processos químicos para sintetizar gasolina já existem. O Processo de Bergius, por exemplo, consiste na reação de hidrogênio e carvão a 450° C em câmaras submetidas a pressões altíssimas. No Processo de Fischer-Tropsch converte-se carvão em gás, e este depois é tratado com hidrogênio na presença de catalisadores a altas temperaturas, o que resulta em gasolina sintética. O grande problema com os dois processos é que custam caro e consomem mais energia do que a gasolina produzida é capaz de gerar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...