Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Próxima geração de bateria pode ser ‘alimentada’ com açúcar


Cientistas da Universidade de Tóquio, no Japão, desenvolveram uma pesquisa que visa viabilizar o uso do açúcar como matéria-prima para as baterias. Dado os altos custos da extração e manufatura do lítio, principal componente das baterias que usamos atualmente, a substituição poderia trazer vantagens para a indústria e para o consumidor.
Açúcar pode ocupar o espaço do lítio nas baterias dos eletrônicos do futuro (Foto: Reprodução)






A ideia de usar sacarose para ocupar o papel do lítio como ânodo da bateria (o pólo negativo) se sustenta, principalmente, pela abundância da substância no planeta. A grande oferta significa preço baixo, o que classifica a sacarose como um substituto válido para o lítio.
Para usar açúcar numa bateria, os cientistas aqueceram a sacarose em fornos a temperaturas superiores a 1500° C em fornalhas livres de oxigênio. O resultado do processo é converter o açúcar num tipo de pó de carbono.
A pesquisa ainda está em processo de simulações em grandes supercomputadores e há, ainda, pouco a se demonstrar em termos reais. Entretanto, caso o carbono duro obtido da queima do açúcar se mostre como um substituto válido para o lítio, poderemos chegar a um futuro onde o custo de produção de baterias caia exponencialmente.
Fonte: Dvice

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...