Tela OLED dobrável
Uma tecnologia desenvolvida na Inglaterra está trabalhando um novo aparelho com tela OLED ultrafino capaz de ser enrolado e guardado no bolso.
Parece coisa de ficção científica, mas é bem possível vermos algo do tipo nas lojas em um futuro próximo. A nova tecnologia para telas, chamada de QD (sigla para “Quantum Dots”, ou “pontos quânticos”, em português), foi desenvolvida por um time de cientistas britânicos de Manchester e já está sendo utilizada em projetos de companhias asiáticas, como Sony, Sharp, Samsung e LG.
A técnica é baseada em partículas emissoras de luz cem mil vezes menores que a espessura de um cabelo humano. Elas são impressas em placas de plástico flexível de diversos tamanhos para poderem ser manuseáveis ao ponto de enrolar a tela. Por serem tão pequenos, esses pontos podem ser programados para mudar a frequência de onda da luz, determinando a cor a ser mostrada.
As telas flexíveis deverão demorar um pouco mais, cerca de três anos, mas as ultrafinas com a tecnologia "QD" podem aparecer no mercado internacional já para o Natal de 2012. Se as TV's ainda continuarão a investir no 3D até lá, só o tempo vai dizer, mas ainda não foi divulgado se as telas com pontos quânticos seriam capazes de exibir imagens em três dimensões.
Fonte: DailyMail
Nenhum comentário:
Postar um comentário