Nome: Super Mario 3D Land
Gênero: Aventura
Distribuidora: Nintendo
Plataforma: 3DS
Gênero: Aventura
Distribuidora: Nintendo
Plataforma: 3DS
 
 Super Mario 3D Land 
  Quando a Nintendo decidiu levar as aventuras de Mario para três dimensões em Super Mario 64 - jogo de lançamento do console Nintendo 64  em 1996 - muitos imaginaram que o personagem jamais voltaria para o  gênero de plataforma 2D com progressão lateral, pelo qual ficou famoso 
  Entre títulos das séries Kart, Party, Tennis, Golf e vários relançamentos para o Game Boy Advance, o italiano bigodudo só foi ganhar um game inédito com a jogabilidade clássica dez anos depois, com New Super Mario Bros., lançado em 2006 para o Nintendo DS. 
  Com o sucesso dos recentes Super Mario Galaxy e New Super Mario Bros. Wii,  Mario acabou oscilando entre dois opostos do gênero de plataforma, mas  nenhum jogo serviu como ponte ligando os dois estilos de jogo. É absurdo  afirmar que existe continuidade entre todos os jogos, mas se havia a  necessidade de um game que servisse como zona de acesso, esta busca  acabou com Super Mario 3D Land, lançado no último dia 13 de novembro, para o Nintendo 3DS. 
 
 Super Mario 3DS
  Casacos de pele para o outono 
  Imagine Super Mario 64 com a jogabilidade de Super Mario Bros 3, e você terá uma ótima ideia do que esperar deste novo jogo. Super Mario 3D Land  é dividido em mundos, mas suas fases são independentes da temática de  cada um, pois estes são fechados por um castelo ou por uma frota de  navios voadores de Bowser. 
  Sobre o enredo (adivinhem!), o vilão mais uma vez raptou a princesa  Peach. Será que não passou da hora de melhorar a segurança do Reino do  Cogumelo? Tirando os RPGs, todos os jogos do Super Mario possuem  histórias bem rasas, mas este acaba decepcionando. No máximo, podemos  chamar de “contexto”.
 
 Super Mario 3D Land 
  Ainda sobre a trama, as árvores que soltam a Super Leaf se espalharam  rapidamente pelo mundo, que dão ao Mario a Tanooki Suit, que permite ao  herói planar após saltos e atacar com o rabo de guaxinim. O problema é  que ele não é o único a usar o poder da folha: Goombas, Bullet Bills e  até Bowser ganham a icônica cauda listrada e são capazes de ataques  similares aos seus.
  Ao terminar um mundo e começar outro, Mario encontra cartas que Peach  envia após sua captura. São basicamente fotos desenhadas em 2D, mas que  ganham efeito 3D ao ativar o slider lateral do portátil. A falta de  cutscenes deixa o jogo uma pouco morto.
  Os mundos colidem 
  Controles de jogo 2D em um game 3D já foram feitos antes. Super Mario 64 DS tinha esta limitação, mas era um port inadequado para o esquema de botões do primeiro console portátil. Super Mario 3D Land,  por outro lado, faz isso com maestria. Os botões Y e B servem para  correr, os botões X e A para pular. Jogue onde for mais confortável. Os  botões L ou R servem para se abaixar e com estas combinações é possível  fazer muita coisa. 
  Durante uma corrida, se abaixar e pular rapidamente permite saltos  longos em distância. Se ficar abaixado e parado, após alguns instantes  temos o salto mortal para trás. Andar, se abaixar e apertar o botão de  corrida faz Mario sair rolando. Simplesmente se abaixar, aliás, deixa  Mario andar agachado, passando por baixo de obstáculos, desviando de  ataques ou explorando passagens estreitas. 
 
 Super Mario 3DS
  Além disso, é claro, Y ou B usam o poder de cada power-up, como as  bolas de fogo da Fire Flower, ou solta bumerangues da nova Boomerang  Flower. Sim, porque em Super Mario bumerangues nascem do chão e você  deveria deixar a lógica em casa. A opção de customização de controles  seria bem vinda, já que mover a câmera para os lados na touchscreen pode  ser problemático. O ideal é que Y e X movessem a câmera, e B e A fossem  responsáveis por correr e pular. Afinal, este esquema funciona desde o Super Mario Bros original. 
  Quando falamos em misturar jogabilidade, como referência (e dica para quem ainda não jogou) não podemos esquecer do excelente Super Paper Mario  – que permite mudar a perspectiva de 2D para 3D temporariamente –, mas  seu ritmo de jogo e elementos de RPG diferem do foco na agilidade e ação  da série principal. 
  Salto de fé 
  Ninguém faz jogos de plataforma como a Nintendo. Após  reinventar inúmeras vezes seus próprios conceitos de level design, a  empresa entrega fases tão diversas que você nunca saberá o que esperar.  Novos e velhos inimigos se reúnem em desafios que vão fazer você pensar  duas vezes antes de pular. Mas parar para pensar infelizmente é um luxo  neste jogo, já que as fases novamente possuem tempo. É possível estender  este período com relógios espalhados pelas fases, mas será sempre uma  correria. 
  Alguns elementos clássicos, como blocos com notas musicais que fazem  você quicar e longas tábuas em sequência que caem se você pisar, se  misturam a elementos de Mario Galaxy, como plataformas  ativadas pelos seus próprios pulos e outras que desaparecem com o tempo.  Seu objetivo é chegar ao velho e bom poste com a bandeira no final. No  caminho, deve encontrar três medalhas escondidas. Algumas são fáceis,  outras vão lhe tirar muitas vidas até alcançar 
  E você vai morrer muitas vezes neste jogo. Os primeiros oito mundos  possuem fases com dificuldade crescente (com alguns desafios exigentes  pelo meio, vale ressaltar), mas os últimos mundos vão tirar seu sono.  Felizmente, Mario 3D Land permite que você acumule  muitas vidas, e é bom ter um razoável estoque para as fases finais.  Alguns saltos serão tão difíceis que você terá que ligar o efeito 3D  estereoscópico, mas falaremos sobre isso daqui a pouco. 
 
 Super Mario 3D Land 
  A qualquer hora, em qualquer lugar 
  Um dos mais interessantes feitos do level design de Super Mario 3D Land  é o tamanho das fases. Algumas fases são grandes e complexas, mas todas  podem (e devem) ser terminadas em poucos minutos. Se por um lado isto  poderia tornar o jogo mais curto, a opção de criar inúmeras fases  curtas, em vez de poucas, mas que você deve entrar várias vezes (como Mario 64)  é que isto o torna ideal para um portátil, principalmente para quem  joga em intervalos curtos, como na fila de um banco, no horário de  almoço ou, obviamente, na hora do recreio. 
  Portáteis foram feitos para ser jogados fora de casa. E fora de casa  você não pode perder tempo com menus. E nisso, o jogo é muito bem  sucedido. Morreu? Volte na hora. Não achou as três medalhas? Termine a  fase e volte depois. Morreu várias vezes? Com cinco mortes seguidas você  ganha a Tanooki Suit branca, que lhe dá invencibilidade. Com dez  mortes, você ganha a P-Wing (também de Super Mario Bros. 3),  que permite pular a fase inteira. O uso de um destes dois itens marca a  fase e impede que você complete o jogo 100%. Para isto, é necessário  voltar depois e terminá-la desde o início. 
  Olhando por onde pisa 
  Um dos principais elementos do jogo, e o motivo pelo qual ele é perfeito para o 3DS,  é exatamente o efeito 3D. Muito mais do que um recurso visual, o 3D é  um recurso de jogabilidade essencial para o seu sucesso no jogo.  
  Em determinadas áreas, um ícone aparece no canto da tela lhe indicando  que o 3D é necessário. Não desconsidere-o. A câmera se posiciona de uma  maneira que fica quase impossível perceber as distâncias entre as  plataformas, e com o 3D a imersão é total, enxergando o mundo com os  olhos do Mario. 
 
 Super Mario 3D Land 
  Além disso, o jogo ainda oferece uma opção a mais para o 3D: usando o  direcional digital para cima ou para baixo dá para ajustar a altura da  câmera para ajustar à visão que fica mais confortável. A verdade é que o  jogo foi construído para o efeito 3D, com ângulos de câmera que o  favorecem e, mais importante que isso, mais que justificam o recurso do  portátil. Poderia até dizer que é o melhor uso de 3D estereoscópico já  desenvolvido para games. 
  Outros recursos do 3DS incluem StreetPass  para pequenos desafios de tempo que são abertos ao passar por um ponto  de Wi-Fi ou perto de outra pessoa que tenha o jogo no portátil. São  fases de uma única sala, nas quais você deve eliminar todos os inimigos  rapidamente e ganhar moedas e medalhas. O jogo também usa o giroscópio  embutido, quando você encontra um telescópio para observar a fase e  quando entrar em um canhão para mover a sua mira. 
  Uma questão de ambientação 
  Visualmente, o jogo é belíssimo, e explora bem a capacidade gráfica do 3DS.  Não há queda na taxa de frames, nem com o 3D ligado. Os cenários são  coloridos e diversificados, lembrando muito o estilo visual e efeitos de  luz e sombra de Super Mario Galaxy, sem os mundos em  forma de planetas, é claro. As sombras, aliás, são importantes para  manter o jogador na posição que deseja, e ainda para encontrar itens  escondidos. 
  Sobre a música, mais uma vez, há alguns temas emprestados de Mario Galaxy.  Mas as músicas originais são ótimas, incluindo remixes de temas  clássicos de games anteriores e vão grudar na sua cabeça. Os efeitos  sonoros são simples e adequados. Cada ação tem seu próprio som e tudo é  perfeitamente integrado ao jogo para criar uma experiência envolvente. 
 
 Super Mario para Nintendo 3DS
  Conclusão
  Super Mario 3D Land é o motivo pelo qual o 3DS  existe. Sua jogabilidade aparentemente simples esconde uma grande  profundidade, que só um level design incrivelmente inteligente como este  é capaz de explorar. Cada fase tem sua própria identidade e, embora não  ofereça uma história mais elaborada para esconder a sua linearidade, o  jogo muda novamente a maneira como jogamos Super Mario. Afinal, a série é  puramente baseada em jogabilidade.
  O personagem encontrou sua nova casa no 3DS, da melhor  maneira possível. É até possível dizer que o título está atrasado,  dentro do seu contexto na série com link de duas eras e, principalmente,  como o primeiro título do encanador no portátil. Por outro lado, nunca é  tarde para apreciar mais um excelente jogo de plataforma, seja ela como  for, contanto que seja criado pela Nintendo. 
Fonte:TechTudo
 
 


E, pra variar, Nintendo abandonou o Wii.
ResponderExcluirÓtimo video game, mas abandonaram o console. Poucas produções próprias.